“Nem só de escritores consagrados se faz a Cultura.” João Pedro Vala recebe prémio Wook-Novos Autores
Esta é a primeira edição desta iniciativa, organizada pela Wook. À TSF, o diretor da plataforma de venda de livros sublinha o “humor para limpar a tragédia” que João Pedro Vala utiliza na obra
Corpo do artigo
João Pedro Vala, escritor do livro Campo Pequeno, é o vencedor da primeira edição do prémio Wook – Novos autores. O prémio é entregue esta quarta-feira na Biblioteca de Serralves, no Porto, e tem como objetivo lembrar que “nem só de autores consagrados se faz a cultura”.
“João Pedro Vala é certamente uma das vozes mais fortes da nova ficção portuguesa, de quem muito se espera, sobretudo depois dos dois romances de estreia, nos quais se começa a entrever uma melodia própria, que o futuro confirmará”, destaca o presidente do júri, João Tordo, em comunicado.
O prémio Wook – Novos Autores visa dar visibilidade e reconhecimento a novos talentos da literatura portuguesa.
Em declarações à TSF, o diretor da plataforma de venda de livros Wook, Rui Aragão, explica que “nem só de autores consagrados se faz a cultura” e todos os anos registam “com alguma pena” a passagem de “excelentes” obras que nunca chegam a ter o palco necessário para serem apreciados.
Sobre o vencedor desta primeira edição, Rui Aragão sublinha o “humor para limpar a tragédia” que João Pedro Vala utiliza na obra e “a forma singular como explora a coloquialidade”.
“Pela sua linguagem fluida e pelo humor, (...) pela forma singular como explora a coloquialidade. Trabalha muito bem as suas personagens, de uma forma muito densa, muito íntima e tem uma linguagem realmente que se destacou pela diferença.”
A entrega do prémio, marcada para as 17h30 desta quarta-feira, contará com a presença de autores, editores, membros do júri e convidados especiais do meio literário. Nesta edição, foram consideradas mais de 80 obras de autores em língua portuguesa.
