Com ou sem sono. Com sonhos, pesadelos ou em branco. No Dia Mundial do Sono, recordamos alguns filmes sobre o tema ou onde o sono leva os personagens a outros mundos.
Corpo do artigo
"Shoulder Arms" é uma das várias dezenas de curtas-metragens escritas e realizadas por Charles Chaplin. Filmada em 1918, com a duração de 45 minutos, a curta inclui uma sequência hilariante sobre as dificuldades em adormecer numa trincheira da Primeira Guerra Mundial. Ajeitar uma almofada dentro de água ou ter uma mesa-de-cabeceira flutuante não incomoda Charlot... apenas o ronco do vizinho do lado.
xv_4wlPhOBc
20 anos depois, Alfred Hitchcock realizava "Desaparecida!" onde a protagonista adormece num comboio e quando acorda não encontra a velhota com quem conversou antes. O mais estranho é que ninguém se recorda de ver a idosa no comboio.
siKe-ZTE3rk
Todos se recordam das sequências coloridas do filme "O Feiticeiro de Oz", de 1939, mas no início e no fim do filme as imagens são em tons sépia, em contraste com o mundo de sonho que Dorothy imaginou enquanto descansava.
5eEIiyTYy64
Também no filme da Disney "Alice no País das Maravilhas", de 1951, o chapeleiro louco, o gato que ri, a rainha de copas, o coelho branco que está sempre atrasado e a lagarta são resultado de um sonho depois de Alice adormecer.
rVjQ0SzFlpo
Ainda na animação, o filme que inspirou esta lista: "A Bela Adormecida", de 1959. A história é bem conhecida. Uma maldição de Maléfica coloca num sono de um século a princesa Aurora quando ela pica o dedo num fuso no dia em que faz 16 anos. As fadas-madrinhas adormecem todo o reino na esperança que o feitiço seja quebrado.
zkLjR1VqGz0
Em "Boneca de Luxo", de 1961, Holly Golightly, interpretada pela mítica Audrey Hepburn, tem noites longas e toma o pequeno-almoço em frente à Tiffany's de Nova Iorque. Depois dorme a sesta, sempre com classe e glamour na companhia do gato.
52kC2KKpUT0
Do sono para a falta dele, embora forçado. O sociopata Alex é detido e oferece-se para uma terapia experimental de reabilitação. O processo consiste em drogar o voluntário, prendê-lo a uma cadeira, manter os olhos abertos e obrigá-lo a ver imagens de violência sem descanso.
PitssRMj5gA
Em 1991, Gus van Sant realizou "A Caminho de Idaho". Um dos personagens principais, protagonizado por River Phoenix, sofre de narcolepsia e pode adormecer a qualquer hora, em qualquer momento.
rXdTwD4bAN4
Já Christian Bale no filme "O Maquinista", de 2004, gostaria de conseguir dormir mas a insónia dura há um ano e o cansaço provoca-lhe mudanças radicais físicas e psicológicas.
LgbbFfTqsWs
No filme "A Ciência dos Sonhos", de 2006, o realizador Michel Gondry conta a história de Stéphane, um jovem com uma vida monótona que compensa com uma imaginação fértil e o mundo dos sonhos.
paHSFXQfL5E
Em 2010, Christopher Nolan surpreendeu com "A Origem". No filme, Dom Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio é um ladrão de ideias. Para o fazer, entra na mente dos outros e extrai-lhes os segredos durante o sono.
KgqHKk-yriI
Para o fim, e desrespeitando a ordem cronológica, não podemos deixar de fora da lista "Pesadelo em Elm Street". Realizado por Wes Craven em 1984, seguiram-se várias sequelas repletas de jovens com medo de adormecer por causa de um pesadelo chamado Freddy Krueger.
dCVh4lBfW-c