Salvador Sobral é o cabeça de cartaz do primeiro dia, mas há mais três espaços da cidade dedicados à música pop, rock e indie.
Corpo do artigo
A cultura invade a cidade de Aveiro com mais de 200 espetáculos em cinco dias. O Festival dos Canais arranca esta quarta-feira e traz aos canais da "Veneza de Portugal" música, artes de rua, instalações artísticas e mercados.
José Pina, programador do festival, garante que o palco do evento é "a geografia da cidade", com particular atenção aos canais da ria de Aveiro. A programação é variada e apesar de Salvador Sobral ser o cabeça de cartaz do primeiro dia, existem mais três espaços da cidade dedicados à música pop, rock e indie.
Para além do vencedor da Eurovisão 2016, também The Legendary Tigerman, António Zambujo, Carolina Deslandes e Miguel Araújo pisam o palco principal.
Em entrevista ao jornalista Fernando Alves, José Pina sublinha que um dos objetivos do evento é aproveitar a criação artística para dar "uma nova interpretação, um novo uso, um conjunto de novas experiências sobre locais e espaços da cidade e vê-los com outra dimensão".
TSF\audio\2018\07\noticias\11\entrevista_festival_dos_canais
A organização não esconde que o festival é um dos pilares da candidatura da cidade de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, que está ainda numa "fase embrionária", uma vez que o período de candidaturas ainda não começou.
"Há um objetivo que para nós é muito importante e relevante que é essa vontade de Aveiro se candidatar como cidade capital europeia da cultura em 2027. É um processo muito longo", explica José Pina.
O festival termina no próximo domingo e a programação pode ser consultada aqui.