A TSF acompanhou o 6º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que decorreu, nos primeiros dias de fevereiro, na Cidade da Praia, em Cabo Verde. A reportagem de Fernando Alves procurou ouvir os intervenientes desse encontro sobre as diásporas e a relação entre a literatura, a música e a insularidade.
Corpo do artigo
O encontro, decorreu na cidade da Praia e estendeu-se à Cidade Velha e ao Tarrafal de Santiago. O evento organizado pela União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa teve como Abraão Vicente (Cabo Verde), Arménio Vieira (Cabo Verde), Goretti Pina (São Tomé e Príncipe), João de Melo (Portugal), João Paulo Cuenca (Brasil) José Fanha (Portugal), José Luís Mendonça (Angola), José Luís Peixoto (Portugal), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Nuno Rebocho (Portugal-Cabo Verde), Yao Jing Ming (Macau) e Zeca Medeiros (Portugal), entre outros.
O 6º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa teve como tema geral as diásporas e tratou ainda da relação entre "a literatura e a música" e entre "a literatura e a insularidade". É disso que trata a reportagem de Fernando Alves "Notas de uma semana noutra ilha" que tem sonorização de João Félix Pereira.