"O hijab é mais do que uma moda passageira" diz o blogue que produziu o vídeo. "Há gerações que é símbolo da luta das mulheres contra os olhares dos homens, o colonialismo e a islamofobia".
Corpo do artigo
O blogue MuslimGirl diz que o véu que cobre os cabelos das mulheres islâmicas é cada vez mais um negócio lucrativo para os designers de moda.
Mas o hijab não é uma moda.
https://www.facebook.com/muslimgirlarmy/videos/10154183065558399/
Há centenas de anos que as mulheres muçulmanas o usam. Por razões religiosas e políticas. Cada vez mais por razões políticas.
"Há gerações que é símbolo da luta das mulheres contra os olhares dos homens, o colonialismo e a islamofobia como a conhecemos atualmente".
É também uma peça de vestuário que "representa o controlo e a autonomia das mulheres muçulmanas, e o seu uso tem estado no centro de um braço de ferro entre os governos e cidadãos".
Foi para sublinhar a "história recente do véu islâmico, a sua força e as suas implicações" que o blogue MuslimGirl produziu o vídeo que mostra como ele foi evoluindo e sendo usado em alguns países islâmicos. Do Irão ao Egito, passando pela Argélia. Sempre em alturas de grandes conflitos internos.