A partir desta terça-feira e até ao próximo dia 27, os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, em Oeiras, recebem os concertos da edição 2016 do "Edpcooljazz".
Corpo do artigo
É a 13ª, a edição deste ano do "Edpcooljazz" que, até bem perto do final de Julho, vai levar a Oeiras oito noites de espectáculos irrepetíveis. E irrepetíveis porque não é usual juntar na mesma noite, em concertos individuais, prestações de nomes como Jill Scott e Charlie Wilson (esta terça feira); The Cinematic Orchestra e Salvador Sobral (no dia 17); Seal e os portugueses HMB (a 20); Stacey Kent e Marta Ren (no dia 21); Nouvelle Vague e Koop Oscar Orchestra (a 23), ou, mais difícil ainda, ter uma noite (a de dia 26) com dois concertos que valem por quatro: a música de Cuba, com a diva Omara Portuondo de mãos dadas com o Flamenco do ícone do "cante jondo" Diego El Cigala e a música de Angola e Portugal nas mestiçagens de Paulo Flores e Luis Represas.
Mas nestas oito noites, há uma (a de dia 13) que vai ter um único concerto, com a jovem cantora inglesa Frances a levar a palco "Grow", a canção que a notabilizou e que marcou a campanha dos 40 anos do principal patrocinador do Cool Jazz.
E a cereja no topo do bolo, acontece na última noite do Edpcooljazz, no dia 27, com Marisa Monte a revisitar a carreira iniciada em 1987 (com o primeiro disco editado em 1990) e com uma convidada muito especial: Carminho, para quem Marisa compôs "Chuva no Mar", tema que faz parte do album "Canto", que a fadista editou em 2014 e tem a letra assinada por Arnaldo Antunes. Uma noite de cumplicidades, com Marisa Monte e Carminho a partilharem reportórios, num espectáculo que, no dia 30 de Julho, ruma ao Porto, mais concretamente ao Jardim de Serralves.