Uma reportagem de Fernando Alves na cozinha da casa onde nasceu Amadeo de Souza-Cardoso, em Manhufe.
Corpo do artigo
A grande exposição de Amadeo de Souza-Cardoso abre portas em Paris esta quarta-feira. Ao longo do dia, a TSF viaja pela vida e obra do pintor amarantino, com passagens por Paris, Porto, Espinho e claro, Manhufe.
Foi nessa aldeia de Amarante que nasceu Amadeo a 14 de novembro de 1887. A casa em que viveu, que serviu de ateliê para muitas telas do pintor, ficou eternizada no quadro "Cozinha da Casa de Manhufe", um óleo sobre madeira de 29,2 cm de altura por 49,6 cm de largura, pintado em 1913.
É o início de uma viagem aos universos de Amadeo de Souza-Cardoso, que a TSF percorre ao longo desta quarta-feira e que termina também em Amarante.
A casa de Manhufe abre mais logo portas a "Uma Noite com Amadeo" - duas horas de conversa com Fernando Alves, Pedro Pinheiro e Joaquim Pedro com vários convidados. Para ouvir na TSF a partir de 21:00.