A TSF pediu a diretores de museus nacionais que partilhassem uma memória pessoal do Prado e descobriu que há um museu no Porto inspirado pelo espanhol.
Corpo do artigo
O Museu do Prado faz esta segunda-feira 200 anos. Referência mundial, o museu de Madrid apresenta uma das maiores coleções da pintura ocidental. A TSF pediu a diretores de museus nacionais que partilhassem uma memória pessoal do Prado e descobriu que há um museu no Porto inspirado pelo espanhol.
Maria João Vasconcelos, diretora do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, define o Prado como um museu que tem sempre a capacidade de surpreender e destaca uma obra que lá está exposta e que revela uma relação especial com o museu que dirige.
"A peça e a obra que mais me interessa e que mais me chamou agora a atenção, ultimamente, nas visitas que tenho feito é o grande retrato da fundadora da Maria Isabel de Bragança. O seu irmão Dom Pedro de Alcântara, passados anos de a rainha sua irmã ter fundado o Prado, fundou o Museu Nacional Soares dos Reis - que foi criado durante o cerco do Porto, num clima de guerra para salvar os bens que estavam a ser sequestrados aos conventos extintos e para apoio às artes, aos artistas, ao ensino, à cultura e à instrução pública."
No caso de António Filipe Pimentel, diretor do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, a viagem vai até à infância e pode ter tido um papel no cargo que ocupa hoje.
"Lembro-me perfeitamente de ter entrado no Museu do Prado levado pelo meu pai e de outros muitos museus não tenho essa noção tão forte. Lembro-me de atravessar o Paseo del Prado e de entrar no museu. Há ali qualquer coisa que, de facto, nunca se perdeu nunca. Se teve alguma relação ou responsabilidade daquilo que eu faço hoje ou não já é mais difícil de saber diretamente, mas indiretamente é impossível que tenha."
Ana Alcoforado, diretora do Museu Machado Castro, em Coimbra, elogia a capacidade do Prado de inovar e também de dialogar com o público. Um exemplo para instituições para todo o mundo.
"As grandes inovações que vão surgindo nos museus surgem muitas vezes através de projetos do Museu do Prado e, portanto, é um museu que tem uma forma de comunicar com o público e uma forma de trabalhar com a comunidade que é muito importante. Penso que continuará sempre a ser um dos museus modelares para nós e ao qual teremos que estar sempre atentos."