Hoje celebra-se o dia mundial da dança. O repórter José Carlos Barreto conversou com o diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado. E fez-lhe uma pergunta aparentemente simples.
Corpo do artigo
TSF\audio\2017\04\noticias\29\jose_carlos_barreto_dia_mundial_da_danca
"O que é que falamos quando falamos de dança", a pergunta pode ser feita a qualquer bailarino. Para Paulo Ribeiro, bailarino, coreógrafo, e agora diretor artístico da Companhia Nacional de
Bailado, "estamos a falar de um movimento que apesar da pouco visibilidade é fortíssimo, junta talento, criatividade e interpretação".
Esta é a dança olhada por este prisma que cintila, os olhos de Paulo Ribeiro que vê nestas pessoas da dança um dos focos de atenção do mundo todo. "Somos muito respeitados no estrangeiro, às vezes mais do que no próprio país".
Como diretor da Companhia Nacional de Bailado, Paulo Ribeiro afirma que a Companhia Nacional de Bailado é um dos faróis da dança em Portugal. "É a única companhia que permite ao intérprete progredir a fazer carreira".
O dia mundial da dança é celebrado um pouco por todo o mundo, e Portugal não é exceção. Por exemplo, em Lisboa, o Teatro Maria Matos apresenta um trabalho da bailarina e coreógrafa Leonor Keil para crianças até aos 5 anos. No Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia há o festival dias da dança.