"Oportunidade de carreira única." Lisboa é palco do primeiro festival de curtas-metragens dirigido a jovens
A capital portuguesa foi a cidade escolhida para acolher a primeira edição do World Future Film Festival, um concurso que quer dar voz aos jovens talentos. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode participar até 17 de março
Corpo do artigo
Tehani Nguyen, uma entusiasta pela arte, a viver em Lisboa há oito anos, é a mente por detrás do World Future Film Festival, um concurso que quer "dar uma oportunidade de carreira única aos jovens". O concurso está aberto aos maiores de 12 anos, qualquer um pode participar, basta que envie uma microcurta de até dois minutos ou uma curta com um máximo de 20 minutos, que pode ser filmada com qualquer meio tecnológico, incluindo o telemóvel.
A jovem estudante francesa espera que o festival traga uma nova voz aos jovens, porque "ainda não são tratados com a mesma seriedade que os artistas mais velhos".
Os vencedores são conhecidos a 17 de junho, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A primeira edição deste festival terá prémios nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Documentário, Melhor Microcurta-Metragem.
O júri será composto com estrelas reconhecidas do panorama do cinema mundial e nacional, como os atores Daniela Ruah, Joaquim de Almeida, Albano Jerónimo ou a produtora Michelle MacLaren, que trabalhou nas séries "Game of Thrones" ou "Breaking Bad".
Tehani Nguyen revela que não foi difícil convencê-los a participar. "Toda a gente está a trabalhar pro bono e o júri também. Penso que é apenas o entusiasmo de trabalhar num projeto como este e de ajudar a que jovens em todo o mundo sejam reconhecidos e deem realmente a conhecer o seu talento", remata.
O festival conta já com 150 candidaturas de vários países. Os bilhetes serão gratuitos para jovens até aos 18 anos e custarão cinco euros para o público em geral.