Paula Morelenbaum, voz da Bossa Nova, juntou-se ao pianista e arranjador Ralf Schmid e ao trompetista Joo Kraus e criou o Bossarenova Trio. Brasil e Alemanha. Um trio transatlântico
Corpo do artigo
Conheceram-se no projeto da Big Band Bossarenova que a SWR Big Band apresentou em 2009. O objetivo era usar arranjos de jazz para dar nova vida a clássicos da Bossa Nova. O sucesso alcançado pelo disco e nos concertos que realizaram levou à aventura em trio.
Em “Atlântico”, o último trabalho do trio, celebram João Donato e Edu Lobo, a célebre parceria entre Ivan Lins e Vítor Martins, reverenciam Caetano Veloso e Egberto Gismonti e homenageiam Tom Jobim, nome maior que convidou Paula Morelenbaum
Lançado em finais de janeiro de 2020 e com tour europeia agendada para final de fevereiro/março do mesmo ano, a maioria dos concertos foi cancelada devido à pandemia Covid-19. O acerto de todas as agendas permitiu a retoma destas e novas datas para a sua digressão 2023/24.
O regresso de Paula Morelenbaum (voz e percussões), Ralf Schmid (piano) e Joo Kraus (trompete) a Portugal ficou marcado para este mês de novembro com a primeira apresentação do trio agendada para o novo auditório Ponto C, em Penafiel, no dia 8, seguido da Casa da Criatividade de São João da Madeira, onde abrem o Festival Novembro em Jazz, no dia 9, e terminando a digressão portuguesa em Lisboa, no CCB, no dia 10 de novembro.
