Semanas depois do primeiro contacto com a Madeira, o fotógrafo Rui Pinheiro mostra, na Calheta, as imagens da descoberta.
Corpo do artigo
O fotógrafo Rui Pinheiro estreia, no dia 30 de novembro, a exposição "Picos e Lombos", na Galeria dos Prazeres.
Localizada na Calheta, Madeira, a freguesia dos Prazeres marcou o primeiro contacto do fotógrafo com a ilha da Madeira, impressão essa que é transmitida nas fotografias que vão ser expostas.
Questões como "a biodiversidade, as tradições, a emigração (e o regresso de quem partiu), a arquitetura popular (vernacular) em contraponto com a arquitetura moderna e como tudo isto convive espontaneamente" são o ponto central desta mostra fotográfica, que acontece apenas semanas depois da visita do fotógrafo ao território madeirense.
As imagens procuram transmitir também " a forma como as grandes infraestruturas invadem a paisagem natural; o impacto das recentes catástrofes naturais e a força inata de regeneração da ilha e de quem a habita; a ordenação do território (ou a falta dela); e o esforço dos Prazeres pela promoção de boas práticas ambientais e sustentáveis".
Esta exposição marca ainda o 10.º aniversário do espaço da Galeria dos Prazeres. Estará patente até ao dia 3 de fevereiro de 2019.