Já estão escolhidas as 10 palavras candidatas a "Palavra do Ano 2015". Uma delas é "bastão de selfie". É assim que se deve dizer, segundo a Porto Editora.
Corpo do artigo
Paulo Rebelo Gonçalves, da Porto Editora, que leva a cabo esta iniciativa, diz que as palavras foram escolhidas não necessariamente por serem muito utilizadas, mas sobretudo por marcarem o ano que está a terminar.
"As palavras que estão nesta lista têm força e nós olhamos para elas e percebemos essa força e a razão pela qual entraram no nosso quotidiano. Não é pela simples utilização, é aquilo que elas representam, o que trouxeram para o dia-a-dia e o que influenciaram nas nossas conversas e preocupações", sublinha.
O responsável da Porto Editora explica o processo que levou a que fossem escolhidas as 10 palavras que estão disponíveis no site da Palavra do Ano.
"Do trabalho ao longo do ano, do cruzamento das pesquisas feitas e das sugestões dadas pelas pessoas ao longo de três semanas, chegamos a este resultado", diz Paulo Rebelo Gonçalves.
Entre estas dez palavras está "bastão de selfie". Porque não "pau de selfie"? "Foi considerado pela nossa equipa que é a designação correta". Trata-se de um "instrumento que reflete a realidade e não nos reduzimos à dimensão ortográfica da palavra", nota o responsável da Porto Editora.
O concurso decorre até 31 de dezembro. A palavra vencedora vai ser depois anunciada no início de 2016. No ano passado, ganhou a palavra "corrupção".
Lista das 10 palavras:
acolhimento
bastão de selfie
drone
esquerda
festivaleiro
plafonamento
privatização
refugiado
superalimento
terrorismo