Porto torna-se a “cidade dos poetas” e recebe Festival Internacional de Poesia
O festival arranca esta quinta-feira para assinalar o Dia Mundial da Poesia.
Corpo do artigo
A primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP) chegou esta quinta-feira às ruas da cidade, com o objetivo de “trazer vários poemas” para o quotidiano de quem passa pela cidade.
Organizado pela Poetria, uma livraria de poesia e teatro situada no coração histórico do Porto, o FIPP propõe-se a afirmar a poesia como uma forma de arte contemporânea e a fomentar novas perspetivas e inovações neste âmbito artístico.
A primeira edição do festival terá como tema "Ruir", explorando a ideia de colapso, mas também de renovação, em parceria com a Galiza, região escolhida por realçar laços linguísticos, históricos e culturais partilhados com o Norte de Portugal.
Em declarações à TSF, o diretor artístico do projeto, Francisco Reis, explica que o projeto “estava planeado há vários anos” e que queriam falar do Porto, como a “cidade dos poetas”, tornando-a abrangente a todos os que passam pelas ruas.
Francisco Reis adianta que, durante o dia, o Festival Internacional de Poesia do Porto, vai colocar poemas espalhados digitalmente, em metros, autocarros, placards electrónicos com o principal objetivo de “chegar ao maior número de pessoas".
“A ideia é trazer a poesia para todos”, reitera.
O Dia Mundial da Poesia assinala-se esta quinta-feira, 21 de março. No decorrer do festival será criada uma plataforma na qual artistas, performers e outros participantes dão vida ao conceito do festival através de diversas atividades.
