Arranca esta quinta-feira a 69.ª edição da Berlinale com várias produções portuguesas em exibição, com destaque para a presença de "Serpentário" na competição de primeiras longas-metragens.
Corpo do artigo
"Serpentário", uma coprodução luso-angolana, vai ser exibida no âmbito do programa paralelo "Fórum" da Berlinale e vai integrar também a competição de primeiras longas-metragens, onde concorre com outros 15 filmes.
O filme de Carlos Conceição conta a história de "um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe". O filme assinala a estreia da produtora Mirabilis, de António Gonçalves e do próprio realizador.
TSF\audio\2019\02\noticias\06\07_fevereiro_claudia_arsenio_festival_de_berlim
Também o filme "A portuguesa", de Rita Azevedo Gomes, vai ser exibido no âmbito do programa paralelo "Fórum", enquanto a última curta-metragem de Susana de Sousa Dias, "Fordlandia Malaise", vai ter estreia mundial em Berlim.
Trata-se de um ensaio documental sobre a utopia construída por Henry Ford na floresta da Amazónia, e vai ser exibida no "Forum Expanded", tal como a produção portuguesa "A Story From Africa", de Billy Woodberry.
qZoTCDlsTAo
Em estreia mundial, a série policial portuguesa "Sul", de Ivo M. Ferreira, com argumento de Edgar Medina e Guilherme Mendonça, foi escolhida para estar presente no festival, nos "Market Secreenings", da secção "Drama Series Days". Trata-se de uma produção da Arquipélago Filmes e é um "policial negro" cuja ação acontece em Lisboa durante o período de crise económica do país.
"Past Perfect", de Jorge Jácome, está selecionado para a Berlinale Shorts, secção competitiva do festival dedicada às curtas-metragens.
Portugal tem sido feliz nesta competição de curtas-metragens que em 2012 premiou "Rafa" de João Salaviza, em 2016 distinguiu "Balada de um batráquio" de Leonor Teles, e em 2017 valeu o Urso de Ouro a "Cidade Pequena" de Diogo Costa Amarante.
315622118
O projeto "Aurora", de João Vieira Torres, vai ser exibido no "DOC Station" da secção "Berlinale Talents", na qual participam também a distribuidora e programadora Susana Santos Rodrigues, o ator Mauro Soares e o realizador Gonçalo Almeida, convidados a integrar a comitiva de talentos do festival.
A 69.ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorre entre 7 e 17 de fevereiro.