A campanha de angariação de fundos para comprar a tela "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos Sequeira, ultrapassou os 600 mil euros.
Corpo do artigo
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) divulgou esta quarta-feira que a campanha "Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo", já ultrapassou os 600 mil euros necessários para a aquisição da obra a privados.
O objetivo da campanha lançada há seis meses era ajudar o MNAA a adquirir a obra de Domingos António Sequeira (1768-1837), um dos mais importantes pintores portugueses do século XIX, da qual o museu possui o desenho final e vários preparatórios. Um objetivo que foi alcançado três dias antes do previsto.
"A Adoração dos Magos", pintada em 1828, é considerada "insubstituível" pelo museu e pertence à série "Palmela", com quatro pinturas religiosas.
Esta foi primeira campanha de angariação de fundos em Portugal para a aquisição de uma obra de arte para um museu público.
"O quadro é, finalmente, de todos os portugueses"
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa congratula o Museu Nacional de Arte Antiga pelo sucesso da iniciativa "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo" e por "ter conseguido alcançar a meta necessária para manter no Museu o quadro "Adoração do Magos", de Domingos Sequeira".
O Presidente da República sublinha ainda que "esta iniciativa ímpar teve o mérito de dar oportunidade a todos os portugueses, incluindo eu próprio, de contribuir para salvaguardar uma obra importantíssima de um dos maiores pintores portugueses, mantendo-a de facto no lugar certo. Hoje, o quadro de Sequeira é, finalmente, de todos os portugueses".