Depois da exposição "Coming Out", que durante três meses levou às ruas de Lisboa várias réplicas do espólio do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), começa esta quarta-feira um leilão online das reproduções das obras de vários pintores portugueses e estrangeiros.
Corpo do artigo
O dinheiro angariado pretende ajudar na campanha pública para a compra da tela "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira.
A ideia partiu da leiloeira Palácio do Correio Velho e, diz António Filipe Pimentel, diretor do MNAA, "reverte integralmente" para o Grupo de Amigos do Museu, que procura angariar fundos que possam contribuir para a campanha pública que, desde outubro, tenta alcançar os 600 mil euros necessários para comprar, a um privado, a tela "A Adoração dos Magos", do pintor Domingos Sequeira, descendente do primeiro duque de Palmela.
"Toda a informação [sobre o leilão] consta do site do Palácio do Correio Velho e as obras estão expostas desde hoje e podem ser vistas nas salas do Palácio e durante o leilão que decorre até dia 10 de janeiro", adianta o diretor do Museu.
Durante a exposição, nas ruas de Lisboa, houve obras que "desapareceram", mas uma delas foi devolvida e, por isso vai fazer, parte do leilão, em que base de licitação é a mesma para todas as reproduções: 100 euros.
Depois de três meses nas ruas, algumas obras sofreram erosão e têm vestígios da sua exposição pública, o que, diz António Filipe Pimentel, pode até ser "interessante para as pessoas".
"Há duas que têm tags, outras que têm pequenos danos que testemunham o processo a que estiveram associadas", sublinha o diretor, que quer que o dinheiro angariado possa ajudar a que a tela "A Adoração dos Magos", do pintor Domingos Sequeira, possa fazer parte da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga.
O leilão começa quando passarem cinco minutos das dez da manhã.
Para participar, basta visitar o site do Palácio do Correio Velho, em www.pcv.pt.