"Se decidirem apanhar um táxi porque vieram aqui fazer o teste do álcool é muito bom". O outro lado do Rock in Rio, o da prevenção.
Corpo do artigo
Há brindes por todo o lado. Cerveja, caipirinha, comida para todos os gostos. Mas no meio das dezenas de quiosques do Rock in Rio há um que salta à vista pela diferença. Falamos da 'barraquinha' do Ministério da Saúde, mais precisamente a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD).
Num cenário em que os consumos de bebidas alcoólicas aumentam consideravelmente, funcionários e voluntários apelam aos cuidados a ter nos comportamentos de risco, desde o álcool, ao tabaco e às doenças sexualmente transmissíveis. No local há a possibilidade de fazer o teste de alcoolémia e de monóxido de carbono e oferecem-se preservativos masculinos e femininos.
Prevenção e proximidade são as palavras de ordem e nada melhor que o Rock in Rio para "chegar juntos dos jovens e das famílias" com o intuito de abordar os temas de "forma informal", explica Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
2018/06/dgs_rir_18__20180624132857
Para além do contacto com os festivaleiros, esta ação pretende também chegar aos que vendem bebidas alcoólicas. Neste sentido foi dada formação para que haja atenção redobrada em relação aos menores de 18 anos, havendo mesmo voluntários no recinto a distribuir pulseiras que facilitam a diferenciação entre menores.
Joaquim Fonseca, psicólogo e coordenador da DICAD, assegura que "as pessoas são muito recetivas a esta abordagem" neste tipo de espaços. Os técnicos fazem este trabalho há bastante tempo com "técnicas que saem do papel" e com "muita prática", o que permite "estabelecer uma boa comunicação".
"Há dados que nos fazem acreditar que vale a pena cá estar. No outro dia, tivemos o feedback de uma pessoa que decidiu deixar de fumar depois de fazer o teste dos níveis do monóxido de carbono aqui. Foi a primeira vez na vida que foi confrontado com um dado objetivo sobre o que representava fumar", recorda com orgulho. "É muito bom fazer a diferença na vida das pessoas".
O quiosque da DICAD pode ser encontrado logo na entrada/saída do recinto. Quem entra segue pela direita e o mesmo encontra-se perto do quiosque da PSP.