Os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas celebram este domingo 90 anos mas, apesar da idade avançada, há várias estreias nas categorias. Siga ao minuto a festa dos Óscares na TSF.
Corpo do artigo
Acompanhe aqui todo o trabalho da TSF sobre os Óscares
Há dois lusodescendentes que podem ganhar uma estatueta dourada pelo filme "A Forma da Água". Luís Sequeira está nomeado na categoria de Melhor Guarda-Roupa e Nelson Ferreira na categoria de Melhor Montagem de Som.
Carlos Saldanha é o primeiro realizador brasileiro a ser nomeado pela segunda vez. Conseguiu a proeza na categoria de Melhor Filme de Animação com "Ferdinando", antes tinha sido nomeado pela curta-metragem de animação "Gone Nutty", em 2002.
Rachel Morrison é a primeira mulher a ser nomeada na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho em "Mudbound - As Lamas do Mississipi".
O mesmo filme pode dar à cantora Mary J. Blige dois Óscares na mesma noite, nas categorias de Melhor Atriz Secundária e de Melhor Canção Original.
"Logan" marca a estreia de um filme do universo da banda desenhada/super-heróis nas nomeações de Melhor Argumento. Nos últimos anos, a Academia de Hollywood remete os filmes do género para as categorias técnicas.
"Dunkirk" pode dar o primeiro Óscar a Christopher Nolan como Melhor Realizador. Em anos anteriores, o cineasta foi nomeado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Argumento Original.
Na categoria de Melhor Realizador surge pela quinta vez uma mulher. Greta Gerwig, com o filme "Lady Bird", sucede a Kathryn Bigelow, que venceu em 2008 com o filme "Estado de Guerra". Antes delas, apenas Lina Wertmüller ("Pasqualino das Sete Beldades", em 1975), Jane Campion ("O Piano", em 1993) e Sofia Coppola ("Lost in Translation - O Amor É um Lugar Estranho", em 2003) tinham sido nomeadas.
Jordan Peele é também o quinto realizador negro a ser nomeado pelo filme "Get Out - Foge". Antes, foram nomeados John Singleton ("A Malta do Bairro", em 1991), Lee Daniels ("Precious", em 2009), Steve McQueen ("12 Anos Escravo", em 2013) e Barry Jenkins ("Moonlight", em 2016).
Aos 88 anos, Christopher Plummer é o mais velho candidato de sempre nas categorias de interpretação.
Aos 22 anos, Timothée Chalamet é o terceiro ator mais jovem a poder levar um Óscar para casa, depois de Jackie Cooper (nove anos) e Mickey Rooney (19 anos).
Meryl Streep soma 21 nomeações e quebra este ano o seu próprio recorde. No entanto, falta-lhe uma vitória para igualar Katherine Hepburn que venceu quatro Óscares em 12 nomeações.
O recordista deste ano em termos de nomeações é John Williams com 51 no total e cinco Óscares conquistados. Esta é também a quinta nomeação pela Banda Sonora de um filme da saga da "Guerra das Estrelas".
Meryl Streep, Denzel Washington e Octavia Spencer repetem as nomeações de 2017 nas mesmas categorias: Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Atriz Secundária.
Na categoria de Melhor Ator Secundário, Woody Harrelson e Sam Rockwell foram nomeados pelo mesmo filme, "Três Cartazes à beira da Estrada". Tal não acontecia desde 1991, quando Ben Kingsley e Harvey Keitel competiram pelo mesmo Óscar pelas interpretações em "Bugsy".
O ator Michael Stuhlbarg aparece em três das obras nomeadas para Melhor Filme: "A Forma da Água", "The Post" e "Chama-me Pelo Teu Nome". A última vez que aconteceu foi em 2003, com o ator John C. Reilly que surgiu nos filmes "As Horas", "Chicago" e "Gangs de Nova Iorque".