Um Rolex Paul Newman Daytona comprado em 1973 por 500 e pouco dólares foi levado a um avaliador. O dono da peça, um antigo piloto e empresário, ficou espantado ao ouvir quanto é que vale agora.
Corpo do artigo
Estados Unidos. Midwest. 1973.
Um homem entra numa relojoaria. Explica que precisa do relógio para quando está a voar. Tem brevet de piloto e usa o avião para sobrevoar cidades à procura de um local conveniente para instalar os restaurantes franchise. O vendedor faz um ar espantado. Diz que sim, que tem ali o relógio perfeito para isso.
Mostra um Rolex Paul Newman Daytona. É de ouro, como convém a um homem de negócios, mas está em saldo, como convém a quem está prestes a investir uma fortuna numa franchise de restaurantes. Custa 543,38 dólares, já com IVA.
Comprou-o.
Os anos passam. Passam décadas. O piloto ouve dizer que o "Antiques Roadshow", o programa sobre antiguidades e quanto é que elas valem, está na cidade. Lembra-se do seu relógio de ouro e pensa que talvez valha uns 500 dólares. Talvez mais. Decide ir.
O episódio do Antiques Roadshow em que o piloto e o seu Rolex Paul Newman Daytona são as estrelas foi gravado há já alguns meses, mas nos Estados Unidos foi emitido há um par de semanas.
A máquina acabou por ser avaliada em "possivelmente mais de 100 mil dólares" (cerca de 88 mil euros). Como os voos não foram assim tantos, o relógio está perfeitamente conservado. E não é só o relógio é a fivela e a bracelete. Para além disso, o homem guardou tudo: a caixa original, os documentos, o recibo e até o documento do pagamento por cartão de crédito.
Confirma-se que vale "possivelmente mais de 100 mil dólares". O avaliador do programa "Antiques Roadshow" não acertou em cheio no modelo do relógio.
Depois de lhe ser dito que o relógio valeria mais do que 100 mil dólares, o dono acabou por vendê-lo a um especialista. Os meses passaram e, só agora que o programa foi para o ar, é que essa empresa o pôs à venda.
A The Keystone não avança com qualquer preço. Os interessados é que devem apresentar as suas propostas. Dito isto, o Hodinkee, outro website especializado em relógios diz que deve ser vendido por mais de 350 mil dólares - 309 mil euros.