Os Prémios Gazeta, uma iniciativa anual do Clube de Jornalistas que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, são um dos mais prestigiados do Jornalismo português
Corpo do artigo
A reportagem da TSF "Abril passou por aqui", da autoria de Maria Augusta Casaca, com sonoplastia de André Tenente, venceu esta segunda-feira o prémio Gazeta de Rádio.
O Clube de Jornalistas sublinha que Maria Augusta Casaca percorreu o país em busca de traços e testemunhos das “campanhas de dinamização cultural e ação cívica”. Promovidas por militares do Movimento das Forças Armadas entre outubro de 1974 e 25 de novembro de 1975, as campanhas ajudaram a transformar o país, com ativa participação popular.
Os Prémios Gazeta, uma iniciativa anual do Clube de Jornalistas que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, são um dos mais prestigiados do Jornalismo português.
Entre os outros vencedores, Mário Zambujal foi galardoado com o Gazeta de Mérito. Jacinto Godinho e Carlos Oliveira receberam o Gazeta de Televisão, enquanto que Clara Teixeira, Joana Loureiro, Luísa Oliveira, Rui Antunes, Sara Rodrigues e Sónia Calheiros (textos), Lucília Monteiro, Luís Barra e José Carlos Carvalho (fotos), da Visão. conquistaram o Gazeta de Imprensa. O Gazeta de Multimédia foi vencido por Joana Gorjão Henriques (investigação e texto), Joana Bougard (edição multimédia) e José Carvalheiro (edição de imagem), do Público.
António Pedro Santos, da Agência Lusa, foi distinguido com o Gazeta de Fotografia, ao passo que o Gazeta Revelação foi para Tatiana Felício, da Antena 1. O Diário do Alentejo recebeu o Gazeta de Imprensa Regional.