Nos dias 26 e 27 de janeiro todo o programa é de acesso gratuito.
Corpo do artigo
O Teatro Rivoli, no Porto, está a celebrar 92 anos e oferece dois dias à cidade do Porto. O programa apresenta música, dança e uma experiência de realidade virtual em rede.
Pela primeira vez a programação do Teatro Rivoli estende-se ao Teatro do Campo Alegre. Cristina Planas Leitão, codiretora do Teatro Municipal do Porto, apresenta o programa.
“A programação do aniversário do Rivoli traz de volta a artista visual belga Miet Warlop com “ONE SONG: Histoir(s) du Théâtre IV” (dia 19 às 19h30, e dia 20 às 21h30 ), a metáfora de uma competição/concerto ao vivo, incluindo um comentador e uma chefe de claque. O público é convidado a formar uma comunidade e a erguer-se, como parte de um coletivo diverso.
Rita Barbosa estreia “BERTIE” (dia 19 às 21h30, e dia 20 às 18h00), uma experiência de realidade virtual em rede que será apresentado em simultâneo no Rivoli, no Campo Alegre e no gnration (Braga), partindo da ideia de um jogo eletrónico cooperativo”.
No sábado, dia 20, “Né Barros & Jorge Gonçalves estreiam, às 16h00, “Dança, onde estás?”, inspirada no conto “As girafas não dançam”, de Guy Parker-Rees e Giles Andreae: uma expedição ao encontro do que encanta as pessoas para dançarem. A partir das 23h00, no TMP Café, a festa faz-se ao som do DJ Set de SoundPreta com beats de trap, grime e drill, mas também funk brasileiro e sonoridades eletrónicas como Miami bass e footwork”.
Todo o programa é de acesso gratuito – mediante levantamento de bilhete nos dias das sessões, a partir das 10h00, nas bilheteiras do TMP ou na BOL.
A 26 e 27 de janeiro, o programa Make Trouble apresenta no Campo Alegre, em estreia nacional, “She was a friend of someone else“ de Gosia Wdowik/ Nowy Teatr, onde aborda o acesso limitado à saúde reprodutiva das mulheres na Polónia onde o aborto é, agora, ilegal. E Gio Lourenço apresenta “BOCA FALA TROPA” tendo como base os movimentos do kuduro que surgiu nos anos 90 em Luanda.
Ainda durante o mês de janeiro será estreado o podcast “Mescla” – que pretende ligar os três projetos do Departamento de Artes Performativas da Ágora: o Teatro Municipal do Porto, o DDD – Festival Dias da Dança e o CAMPUS Paulo Cunha e Silva.