A obra do realizador português Marco Martins é um dos 28 filmes europeus candidatos ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro que vão estar em exibição entre 2 a 15 de novembro.
Corpo do artigo
A iniciativa é da European Film Promotion que vai mostrar os filmes a "membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, jornalistas, distribuidores norte-americanos e compradores internacionais, com o objetivo de destacar e promover as produções europeias".
"São Jorge" é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Realizado por Marco Martins e protagonizado por Nuno Lopes, conta a história de um pugilista desempregado que tenta encontrar formas de sustentar a família durante a crise financeira que se instalou em Portugal em 2011.
182538357
O papel valeu a Nuno Lopes o prémio de Melhor Ator no Festival de Veneza em 2016. O elenco integra ainda José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também não-atores.
Entre os 28 filmes europeus que esperam alcançar uma nomeação para os Óscares estão, entre outros, "Frost", de Sarunas Bartas (Lituânia), "BPM (beats per minute)", de Robin Campillo (França), e "Tom of Finland", de Dome Karukoski (Finlândia).
Este ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos recebeu um número recorde de candidaturas. 92 países apresentaram filmes ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.