Madalena Lucília Iglésias do Vale de Oliveira Portugal ficou para sempre na memória dos portugueses quando venceu o Festival da Canção, em 1966. com a canção "Ele e Ela" da autoria de Carlos Canelhas.
Corpo do artigo
A cantora que se tornou célebre na década de 60, ao lado da "rival" Simone de Oliveira, marcou uma geração. Madalena Iglésias morreu esta terça-feira, em Barcelona, aos 78 anos.
Nasceu a 24 de outubro de 1939 na freguesia de Santa Catarina, em Lisboa, e iniciou a carreira no Centro de Preparação de Artistas, na antiga Emissora Nacional.
Em 1966 venceu o Festival RTP da Canção com o tema "Ele e Ela", de Carlos Canelhas. Na altura, a artista já se tinha apresentado em 1959 na televisão espanhola e em 1960 foi eleita por votação popular, através de subscritos, Rainha da Rádio e da Televisão.
Além de "Ele e Ela", do repertório da cantora fazem parte, entre outras, as canções "Silêncio Entre Nós", "Poema de Nós Dois", "Canção para um poeta", "Canção Que Alguém Me Cantou", "É Você, "Oração Na Neve" e "De Longe, Longe, Longe...", "Canção de Aveiro", "Cuando Sali de Cuba", "Ven esta noche", "La frontera" e "La más bella del baile".