Pela sexta vez Leonardo Di Caprio, que ainda não ganhou um óscar, está nomeado na categoria de melhor ator. Desta vez é apontado como o principal candidato. O Renascido, com 12 nomeações, poderá ser o grande vencedor da noite dos óscares.
Corpo do artigo
"O Renascido", a história do explorador Hugo Glass abandonado pelos companheiros depois do ataque de um urso, lidera a corrida aos óscares.
Está nomeado em 12 categorias, incluindo melhor filme, melhor realizador, Alejandro Iñarritú e melhor ator, Leonardo Di Caprio.
"Mad Max: Estrada da Fúria" chega à noite dos óscares com 10 nomeações, entre elas a de melhor filme e melhor realizador, George Miller.
"Perdido em Marte" de Ridley Scott tem sete nomeações, é um dos candidatos ao óscar de melhor filme e Matt Damon à estatueta para o melhor ator.
Entre nomeados para melhor filme e também melhor realizador estão ainda "O Caso Spotlight", de Tom McCarthy, sobre a investigação jornalística que denunciou um escândalo de abuso sexual na Igreja Católica, e "A Queda de Wall Street", de Adam McKay, sobre a crise financeira de 2008.
Completa a lista, "O Quarto" de Lenny Abrahamson, Brooklyn de John Crowley e A Ponte dos Espiões de Steven Spielberg que não foi nomeado para o óscar de melhor realizador.
A história de amor entre duas mulheres contada em "Carol" valeu a Cate Blanchett e a Rooney Mara as nomeações para melhor atriz e melhor atriz secundária. Na categoria de melhor atriz estão também nomeadas Brie Larson, Jennifer Lawrence, Saiorse Ronan e Charlotte Rampling.
Entre os atores, Di Caprio e Matt Damon terão a concorrencia de Eddie Redmayne pelo seu trabalho em A Rapariga Dinamarquesa e de Michael Fassbender que fez de Steve Jobs.
"Os Oito Odiados" de Tarantino não é candidato aos principais prémios, mas poderá valer o primeiro óscar de melhor banda sonora original a Ennio Morricone, aos 87 anos. O italiano só tem um óscar honorário atribuído em 2007.