A TSF junta-se às comemorações dos 150 anos de nascimento de Raul Brandão. Esta noite vamos estar em direto de Guimarães, mas antes conhecemos a casa e as origens do escritor na Foz do Douro.
Corpo do artigo
Rua de Raúl Brandão, número 62.
Na fachada há uma placa, em pedra, com data de 1940: "Nesta casa nasceu em 12 de março de 1867 o glorioso escritor Raul Brandão, cuja obra é das mais belas da literatura de Portugal".
José Carvalho e a esposa, Camila Carvalho vivem a poucos metros de distância e lamentam que a casa não faça parte dos roteiros turísticos da cidade.
"Passa despercebida para a maior parte das pessoas, não sabem e é uma pena. As portadas estão sempre fechadas e é uma pena os jovens não saberem, nem os turistas. Passam por aqui, saem do elétrico, mas nos roteiros tem a Foz Velha, vão à Igreja mas não sabem o que é a estátua "A Menina e a Foca" ou a Casa de Raul Brandão".
Camila Carvalho nasceu e cresceu na rua agora com o nome do escritor mas que outrora era a Rua da Bela Vista. "Sempre soube que aquela casa era do Raul Brandão, mas foi sempre uma casa muito apagada. É uma pena, ao longo da minha infância ouvi muito falar sobre ele e sobre o que fez".
José Carvalho, que vive ao lado, confessa que gosta de ler já mergulhou na obra "Os Pescadores". "Ele era muito bairrista, muito defensor dos sítios e das tradições, das micro-culturas e depois tinha o dom da palavra".
Esta noite, os jornalistas Pedro Pinheiro e Fernando Alves falam sobre a vida e a obra de Raul Brandão. A primeira emissão de "Serões Inquietos" vai para o ar depois das notícias das 9 da noite, em direto a partir da Associação Convívio, em Guimarães.