José Jorge Letria, o presidente da SPA, apresentou as comemorações com um apelo à unidade dos autores, face aos desafios criados pela inteligência artificial. Imagem da celebração é uma pintura de José de Guimarães que simboliza a unidade e que é inspirada nos povos que escrevem sem ter escrita
Corpo do artigo
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebra 100 anos em 2025 e as comemorações foram esta terça-feira apresentadas com a revelação da imagem que vai simbolizar o centenário.
A imagem foi criada pelo artista plástico José de Guimarães, que explicou, durante uma sessão na sede da SPA, em Lisboa, que a inspiração partiu de um trabalho que estava a fazer sobre "a escrita de povos exóticos que não têm escrita", concretamente sobre as paredes exteriores das casas da Lunda, em Angola, e sobre os desenhos da areia, da mesma região. José de Guimarães explicou que as histórias, nessas tribos, são contadas com desenhos geométricos coloridos, desenhados pelas pessoas, sentadas em cima de esteiras no chão.
No caso do desenho criado pelo pintor, para a SPA, sugere um conjunto de quadrados de cores diferentes, dispostos de forma a criar um losango, com uma forma simbólica de uma cabeça, no topo, e com o que pode ser um lápis ou outro utensílio de escrita. José de Guimarães deixa para cada um a intenção simbólica do quadro.
José Jorge Letria, presidente da SPA, apresentou as diversas iniciativas que vão marcar o ano do centenário, com destaque para uma campanha de sensibilização para a importância dos autores, e para um gala no Centro Cultural de Belém, a 29 de maio. O espetáculo terá a direção musical de Renato Júnior, e terá como temas a palavra e a glória.
Outro momento que marca as celebrações, ainda em maio mas no dia 22, é a celebração do Dia ao Autor. Um momento que será aproveitado para distinguir figuras como Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, e o cantor e compositor Luís Cília.
Ao longo de 2025, a SPA vai editar dois livros com textos relacionados com a vida dos criadores culturais e autores. Um deles vai juntar texto produzidos por várias figuras para celebrar em diversos anos, os dias do teatro, do autor e da música, entre outras datas simbólicas. Um segundo livro, vai mostrar diversos depoimentos sobre a importância dos autores.
O presidente da SPA acredita que o maior e mais dramático desafio colocado aos autores é a inteligência artificial. Mas José Jorge Letria está confiante que os autores tenham força para superar esse desafio.