
DR
Coimbra está a celebrar este fim de semana a inscrição da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia na lista do Património Mundial da UNESCO.
Corpo do artigo
E vai celebrar, uma vez mais, através da intervenção artística e com a terceira edição dos "Sons da Cidade". Uma proposta de deambular pela cidade património, ancorando-se em património edificado e imaterial.
Este ano, o tema é a "Memória", depois de já ter sido "A voz" e o "Arquivo" em anos anteriores. Memórias e testemunhos de um passado que será recuperado e onde a baixa da cidade será o palco central.
No beco da rua nova, no coração da baixa de Coimbra, abre-se um Museu Temporário. Um espaço antigo, fechado, que ganha vida temporariamente. "Chega-se ao ponto em que a cidade se abre ao mundo, através destas casas e destas pessoas que habitam a baixa. E, mesmo este espaço, é um pedaço da história de Coimbra, era um armazém da antiga Companhia de Fazendas de Coimbra", explicam Ricardo Kalash é o ator que vai dar corpo ao curador do museu, J. Delacroix, durante a performance que será desencadeada no Museu Temporário, e Catarina Pires é do Jazz ao Centro, que organiza a iniciativa.
YOHKu8mW6ms
Para o Museu temporário foram trazidas peças, que são sons, que lembram tempos de uma Coimbra com história. "Podemos de forma quase arqueológica o que cada casa tinha para contar, para juntar à história da cidade, e fomos recolhendo objetos, que se foram juntando à história da cidade".
"Os sons da cidade" trazem ainda jazz à baixa de Coimbra e o dia termina com a performance transdisciplinar "M de", a partir do resultado de uma investigação que envolve o surgimento e o declínio do Teatro Sousa Bastos em Coimbra.
Os "Sons da Cidade", para comemorar Coimbra - património Mundial, começam este sábado e estendem-se até dia 3 de julho. Para além desta recriação no Museu Temporário, criado no beco da rua Nova, na baixa haverá ainda teatro de bolso, leituras de teatro de cordel, atuações musicais no quebra costas, e a atuação de Samuel Úria, no Pátio da Inquisição.
Esta iniciativa desenrola-se m co-organização, juntando a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal, o JACC - Jazz ao Centro, e a APBC - Agência de Promoção da Baixa de Coimbra.