A 21ª edição do festival Sudoeste começa na quarta-feira, mas a animação já se instalou na Herdade da Casa Branca, no concelho de Odemira.
Corpo do artigo
Com cozinha comunitária, lavandaria, chuveiros, sanitários, wi-fi gratuito e ainda um canal disponível para uns mergulhos, a área adjacente ao recinto principal de concertos, que "abriu portas" a campistas no sábado, converte-se, até ao próximo domingo, na "residência temporária" de milhares de "festivaleiros" durante nove dias.
O festival, promovido há 20 anos no litoral alentejano pela Música no Coração, decorre em pleno entre quarta-feira e sábado, com espetáculos divididos entre quatro palcos no recinto, mas garante também animação nos dias que antecedem os concertos, na zona de campismo reservada a quem adquire o passe que dá acesso a todos os dias do certame.
A pensar nos que chegam dias antes do início do festival, há também, desde sábado, animação musical no palco instalado na área de campismo, apesar de a habitual "noite de receção ao campista" estar agendada para a véspera da abertura oficial do recinto principal de concertos, na terça-feira, a partir das 23h, com "Warm Up Mega Hits", DJ Ride e ainda Overule.
Além disso, há na área de campismo um novo espaço, a "Vila Santa Casa", onde vão decorrer oficinas e performances, que, segundo a organização em comunicado, "aposta nas artes performativas e na ligação com o espaço natural, através da expressão criativa, envolvendo a comunidade local e os festivaleiros".
No recinto de concertos, além dos espetáculos, há mais propostas de animação, com uma pista de dança elevatória, que leva os "festivaleiros" a dançar a 40 metros de altura, e uma roda gigante.