São 50 horas consecutivas, com mais de 100 atividades, que vão realizar-se nos vários espaços da Fundação de Serralves, assim como na baixa do Porto e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os Orelha Negra e um espetáculo de circo com acrobacias num balão de ar quente, são algumas das apostas da 15ª edição do Serralves em Festa.
Corpo do artigo
O Serralves em Festa está marcado para os dias 1,2 e de junho. Com o tema: "Transpor Fronteiras", a Fundação de Serralves apresenta um cartaz que diz ser "surpreendente e desafiador".
TSF\audio\2018\05\noticias\22\serralves
Música, dança, performance, circo, teatro, fotografia... João Ribas, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, fala numa viagem de três dias para todos os públicos e em diversas áreas.
"A nossa ideia de transpor fronteiras não é só em termos geográficos, mas de aproximação de públicos com a criação contemporânea e também das artes. É um circo que vai reorientar a experiência do visitante, com ideia de destacar várias práticas artísticas que vão para além da expetativa".
Nas artes performativas, destaque para o circo que chega pela mão da companhia Inextremiste: acrobacias no céu a partir de um balão de ar quente. "Quatro loucos que tentam fugir de um hospital psiquiátrico, num balão de ar quente", no Prado de Serralves, "uma performance divertida que vai questionar as leis da gravidade", explicou João Ribas.
Na música, o primeiro dia começa com a banda nórdica Fire; no sábado sobrem ao palco 23 Skidoo ; Sandro Mussida, a Orquestra de jazz de Espinho ou a Escola de Rock de Paredes de Coura. João Ribas destaca, na madrugada de domingo, o concerto dos portugueses Orelha Negra, às 1:30h, no Prado. Para além do projeto Mão Verde, que junta a música de Pedro Geraldes às letras e voz de Capicua, direcionado às crianças e focando-se no meio ambiente.
Na dança contemporânea, dia 1 de junho, sexta-feira, o espetáculo "Sur Le Fil", da Companhia Nacera Belaza merece um alerta no calendário.
O Serralves em Festa começa fora de portas, a 31 de maio, com a performance "De Paso", na marginal de Matosinhos. Neste mesmo dia, no Largo de Santo Ildefonso, no Porto, há dança contemporânea com o espetáculo "Sursauts", coreografado por Mathilde Monnier e Bertrand Davy.
Nas últimas 14 edições do Serralves em festa estiveram presentes quase 7700 artistas, realizaram-se mais de 1250 atividades.
No sábado, dia 2, o Presidente da República vai ajudar a soprar as velas no bolo gigante que assinala a 15ª edição do Serralves em Festa. 50 horas, todas as atividades são gratuitas.