Na última noite, foram entregues os principais prémios da indústria musical norte-americana. A 58.ª edição dos Grammy, em Los Angeles, ficou também marcada pela homenagem a David Bowie e por uma menos afinada Adele.
Corpo do artigo
Taylor Swift foi a vencedora do Álbum do Ano, com "1989". A cantora norte-americana de 26 anos arrecadou ainda os prémios de Melhor Álbum de Pop Vocal e Melhor Vídeo de Música, com "Bad Blood", música que interpreta com Kendrick Lamar. O rapper, que se esperava que fosse um dos vencedores da noite por estar nomeado em 11 categorias, venceu em apenas cinco, entre elas a de Melhor Álbum Rap, com "To Pimp A Butterfly".
Já a categoria de Música do Ano foi para "Thinking Out Loud", de Ed Sheeran e a Melhor Gravação do Ano foi atribuída a "Uptown Funk", de Mark Ronson e Bruno Mars. O duo ganhou também o prémio para Melhor Performance de Grupo Pop.
[youtube:OPf0YbXqDm0]
Quanto à Melhor Artista Revelação, a vencedora foi Meghan Trainor. A norte-americana de 22 anos ficou conhecida com a música "All About That Bass", um dos temas do segundo álbum, "Title", lançado no ano passado.
[youtube:7PCkvCPvDXk]
O Grammy para Álbum do Ano de Rock foi atribuído a "Drones", dos Muse, e a Melhor Interpretação de Rock a "Don't Wanna Fight", dos Alabama Shakes. A banda norte-americana que junta rock e blues em temas que têm impressionado a crítica levou ainda o prémio para Melhor Álbum de Música Alternativa com "Sound & Color".
[youtube:nin-fiNz50M]
D'Angelo venceu na categoria de Melhor Álbum de R&B com "Black Messiah" e Melhor Música de R&B, com "Really Love", em parceria com Kendra Foster. A Melhor Performance de R&B foi para The Weeknd, com o tema "Earned It (Fifty Shades Of Grey)". A banda arrecadou ainda o prémio de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, com "Beauty Behind The Madness".
A edição dos Grammy deste ano tiveram também um toque português. A cantora e pianista Eliane Elias, considerada uma embaixadora da música brasileira (em especial, Bossa Nova) nos Estados Unidos, venceu o Prémio para Melhor Álbum de Jazz Latino com "Made In Brazil".
Já o Melhor Álbum de Música do Mundo foi atribuído a "Songs", de Angélique Kidjo. A cantora de Benim esteve em Portugal em 2014 no Rock in Rio e também no Festival de Músicas do Mundo de Sines.
[youtube:Gu9RvTDI6Nc]
Nos grandes prémios da música, houve ainda espaço para verdadeiros veteranos. Tony Bennett, com o pianista Bill Charlap, ganharam o Melhor Álbum de Pop Vocal Tradicional com "The Silver Lining: The Songs Of Jerome Kern" e Buddy Guy levou o Grammy para Melhor Álbum de Blues, com "Born To Play Guitar".
[youtube:KRihhTQik2k]
O Grammy para Melhor Documentário de Música foi atribuído a "Amy", de Asif Kapadia (realizador de "Senna"), que conta a história atribulada de Amy Winehouse. O documentário tem recebido vários prémios, entre eles o BAFTA.
Confira aqui todos os vencedores dos Prémios Grammy
Um dos grandes momentos da noite coube a Lady Gaga. A cantora prestou tributo a David Bowie, que morreu no início deste ano, com uma atuação onde lembrou algumas das músicas mais famosas da carreira do "camaleão do rock".
[youtube:3fGBZhsa4VU]
Já os piores momentos deste ano têm como protagonista Adele. A cantora britânica não estava nomeada para nenhuma categoria mas teve uma atuação na cerimónia. Adele interpretou "All I Ask", do seu novo álbum "25", mas teve problemas de som e desafinou. Um incidente que se apressou a justificar no twitter:
[twitter:699457178717958145]
Adele explicou que "o microfone do piano caiu sobre as cordas do próprio piano", que lembrou que os erros acontecem.
[youtube:kC0X0hCu40U]