Tim canta histórias pelo país no palco que já é casa: "Quero é ir lá para dentro!"
Corpo do artigo
Tim tem cantado histórias pelo país, numa experiência “desafiante” a solo, mas, ao mesmo tempo, “gratificante”. Em abril o vocalista dos Xutos&Pontapés comemora 65 anos e assinala 50 desde que subiu pela primeira vez a um palco. Os nervos ficam de fora desta digressão, até porque desde sempre a vontade é só uma: “Ir lá para dentro.”
À boleia de canções, Tim partilha histórias enquanto músico. A ideia surgiu em 2023, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e repete-se este ano em várias cidades portuguesas.
Completamente sozinho em palco com a sua guitarra, o vocalista dos Xutos&Pontapés partilha com o público um pouco de “nostalgia” e “picardia”. É um espetáculo original que, para o artista, só tem um problema: “Preciso de um relógio contador de tempo, senão nunca mais acabava.”
Apeteceu-me parar um pouco e olhar para trás: pelo caminho tantas canções e cada uma com a sua história... companheiros de aventura, bons e maus momentos, talvez lembrar e sorrir, tornar a desfrutar esses instantes... E porque não partilhar num concerto? Mas se são tantas as situações que é impossível condensar numa apresentação solitária, então porque não fazer várias, no mesmo local, numa espécie de residência?
Desde o “Homem do Leme”, "Circo de Feras” ou “À Minha Maneira”, os versos das músicas são sabidos de cor, mas Tim tenta “que a canção nunca seja evidente à primeira”.
Em conversa com a TSF, Tim conta que, com este formato de espetáculo, quer mostrar aos fãs como tudo foi construído.
Nervos não existem para quem aos 15 anos subiu acima de um palco pela primeira vez como músico. Na verdade, perto de completar 65 anos de vida, a vontade continua a mesma: “Quero é ir lá para dentro.”
A digressão “Conta-me Histórias” irá prolongar-se até maio e passará por locais como Lisboa, Porto, Macedo de Cavaleiros e Anadia. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Apesar desta aventura a solo, Tim confessa à TSF que um novo disco dos Xutos&Pontapés está no forno, estando já seis temas prontos: “Quando dermos por nós estamos a começar outra tournée.”
