"Trabalhámos com 1500 bandas em 25 anos." Núcleo de Apoio às Artes Musicais celebra Aniversário Mítico e prepara mais um Barroselas Metalfest
Há uma vila minhota que é o "centro do mundo", todos os anos, em abril, para os irmãos Veiga, mas também para o mundo da música extrema. O NAAM assinala esta sexta-feira 25 anos e prepara 25 eventos até ao final de 2025
Corpo do artigo
Na vila de Barroselas, há um Núcleo de Apoio às Artes Musicais (NAAM) que já levou cerca de 1500 bandas a vários espaços do Minho nos últimos 25 anos. Neste quarto de século de muita atividade que esta sexta-feira se assinala, a TSF falou com Ricardo Veiga, diretor artístico do NAAM, que também organiza o Barroselas Metalfest.
Na verdade, se quisermos ir lá bem atrás, tudo começou, vai para 30 anos, em Janeiro de 1995 quando, dois miúdos de Barroselas, o Ricardo e o Tiago, lançavam a fanzine Metalurgia. Organizavam-se os primeiros concertos, agenciavam-se as primeiras bandas e "criou-se rapidamente uma rede de contactos, de Barroselas à Malásia em plenos anos '90; não havia internet, nem voos low-cost, mas já havia computadores, fotocópias e os selos dos CTT". Foi formada uma banda, os Goldenpyre, intercâmbios com todo o mundo, concertos na Casa do Povo local e a primeira edição do Steel Warriors Metalfest.
A 13 de Dezembro de 1999 tudo isto é aglutinado no NAAM, o Núcleo de Apoio às Artes Musicais e desde então, foram organizados centenas de eventos; a dinamização da cultura justamente no espaço Dynaamo, bem como noutras iniciativas como a Braga Music Week, desde 2010, e no âmbito de Braga Capital Europeia da Cultura. O festival SWR Barroselas Metalfest torna-se conhecido em todo o mundo da música extrema, acontecimento anual que tem trazido grupos de todos os continentes à vilo minhota.
Em Abril de 2025, entre os dias 23 e 26, vai decorrer a 25ª edição que trará ao minho os norte-americanos Repulsion e Black Curse, os noruegueses Dodheimsgard e Ved Buens Ende, os suecos Unleashed, os brasileiros Test, os indianos Godless, os britânicos Hellripper, os franceses Merrimack, os dinamarqueses Ahab e o habitual forte contingente nacional, nesta edição com os Sacred Sin, Corpus Christii, Phenocryst, Steelharmonics, entre muitos outros.
Sob o signo do número 25, o NAAM leva a efeito 25 eventos em Barroselas, entre Janeiro de 2024 e Dezembro de 2025, desde concertos, exposições, jogos, teatro e projeções. Neste pecúlio, já passaram pelo Dinaamo vários nomes fora do universo da música pesada como JP Simões ou Noiserv e as Wacken Metal Battles de onde vai sair uma banda portuguesa a atuar no maior festival de heavy metal do mundo, o Wacken Open Air, a decorrer em Agosto, na Alemanha. Este fim-de-semana, o Aniversário Mítico é assinalado no Dinaamo com Taina (repasto típico), exposições comemorativas e concertos dos Solar Corona, Mud Grief e Martelo.
