
"Oriental Fast Food – 23:00"
© Marcos Sobral
Foram hoje anunciados os vencedores do concurso internacional "Urban Photographer of the Year 2015". Entre os premiados estão três portugueses: Diogo Miguel Carvalho Gonçalves, Luís Sarmento e Marcos Sobral.
Corpo do artigo
A competição, promovida pela Consultora Imobiliária Internacional (CBRE) desde 2006, admite a participação de fotógrafos amadores e profissionais, e este ano teve como tema "Cities at Work" (Cidades a Trabalhar). A edição deste contou com mais de 21 mil candidaturas, de 113 países.
Para além do primeiro lugar a nível global, são também destacados os melhores fotógrafos a nível regional e as 24 fotografias que se destacaram representando cada hora do dia. Pela primeira vez, a competição incluíu também a categoria "mobile", para fotos tiradas com dispositivos móveis, e duas categorias para crianças e jovens adultos: uma para as idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, e outra entre os 16 e os 25 anos.
Em Portugal foram atribuídos três prémios: Luís Sarmento venceu a categoria das "18h00", com a fotografia "O Som da Solidão"; Marcos Sobral, venceu a categoria das "23h00", com a imagem "Oriental Fast Food"; e Diogo Miguel Carvalho Gonçalves, venceu a categoria de jovens entre os 13 e os 15 anos, com a imagem "Esperando pelo trabalho".
Oscar Rialubin, das Filipinas, foi o vencedor, com a imagem "Xyclops". O primeiro prémio consiste numa viagem com destino à escolha.
Fique a conhecer uma seleção das melhores fotos, pode ver a todas as imagens vencedoras no site oficial da competição.