
Winnie Mandela raises her fist in a black power salute after announcing that a massive pop concert will be held to mark the 70th birthday of her husband, jailed black nationalist leader Nelson Mandela on July 17, 1988. REUTERS/Wendy Schwegmann - GF2DUJAPZRAF
REUTERS
Uma viagem com 30 anos, mas com uma mensagem intemporal.
Corpo do artigo
Faz hoje 30 anos que dezenas de músicos se juntaram em Londres e cantaram, em protesto, contra a prisão de Nelson Mandela e contra a segregação racial.
  TSF\audio\2018\06\noticias\11\cesar_santos_nelson_mandela_70th_birthday_tribute
    
Um espetáculo que teve também pequenos discursos, sendo o mais ovacionado o de Whoopi Goldberg.
  s4JWns1Hi9M
  
Estádio de Wembley - Londres, 11 de junho de 1988 - foi nesta data e neste local que aconteceu o exemplo mais notável de sempre da música anti-Apartheid. O concerto foi transmitido para 67 países, com uma audiência estimada em 600 milhões de espectadores. No local estavam 75 mil que gritavam "Liberdade para Nelson Mandela".
  VjZduiDfYT0
  
Aqui um Mark Knopfler visivelmente emocionado ao lado de Eric Clapton, numa atuação que ficou celebre para os Dire Strais naquele que foi também um concerto de homenagem aos 70 anos de Nelson Mandela e que foi visto como um despertar de consciências e um alerta mundial para que se olhasse a sério para o Apartheid e para todos os presos políticos.
Mandela seria libertado a 11 de fevereiro de 1990, 20 meses depois deste espetáculo e 27 anos depois de ter entrado na cadeia de onde havia de sair como o "libertador de um país!"
  3a6hHa4AfFo
  
"Talking About A Revolution" Tracy Chapman, aqui com 24 anos, neste espetáculo histórico em Wembley que ficou também conhecido como freedom Fest ou Free Nelson Mandela Concert.
Em palco, o grito de revolta contra a prisão de Nelson Mandela, pela voz das maiores estrelas da música do momento: entre muitos outros...Sting, Al Green, Joe Cocker, Natalie Cole, Youssou N´Dour, Bryan Adams, Whitney Houston, Stevie Wonder, os Bee Gees com Phil Collins à bateria ou os Simple Minds numa atuação de quase uma hora.
  a-vZgxJIpuc
  
Nos próximos dias 18, 19 e 20 de julho vai realizar-se na praia do Aterro em Matosinhos o "Nelson Mandela Music Tribute" um evento para comemorar o centésimo aniversário de "Madiba".
Este espetáculo, de cariz solidário, traz como cabeças-de-cartaz: Steven Tyler com os The Loving Mary Band, o músico e ativista Bob Geldof, o rapper Wyclef Jean, o cubano Pablo Milanés, o senegalês Youssou N´Dour ou os Kaiser Chiefs.
Rui Veloso, Jimmy P. e Nuno Bettencourt são, para já, alguns dos nomes Portugueses a marcar presença em palco.
Mandela faria 100 anos no primeiro dia deste evento, a 18 de julho.