O trabalho reúne gravações das últimas quatro décadas. Chuck Berry fez questão de acompanhar de perto a produção do disco.
Corpo do artigo
"CHUCK", o último álbum de originais do guitarrista rock Chuck Berry, que morreu no sábado, é editado a 16 de junho, anunciou esta quarta-feira a editora discográfica Universal.
"Depois da triste notícia da morte de Chuck Berry no passado dia 18 de março, tinha então o músico 90 anos, chega agora ao mercado, com selo da Decca, o último álbum gravado pelo artista, intitulado 'CHUCK', disco que reúne as primeiras novas gravações de Chuck Berry em quase quatro décadas", refere a Universal num comunicado divulgado esta quarta-feira.
O álbum inclui a participação de convidados como Gary Clark Jr., Tom Morello (dos Rage Against the Machine e Audioslave), Nathaniel Rateliff e Charles Berry III, neto do próprio Chuck Berry.
"Big Boys", o primeiro 'single' do disco, no qual participam Tom Morello e Nathaniel Rateliff, já foi divulgado.
d8Zoh-apWRE
"Algumas canções foram originalmente concebidas nos anos 1980, tendo Berry começado a trabalhar nelas no seu estúdio de casa, em St. Louis, durante muitos anos entre digressões", refere a editora, acrescentando que o músico "acabou por trabalhar mais ativamente no álbum em 2014", tendo sido obrigado a parar de gravar e de dar concertos em 2015, devido ao estado de saúde, mas manteve-se a supervisionar a produção e planeamento de 'CHUCK'", acrescenta a editora.
O disco, gravado e produzido pelo músico, "inclui participações do seu grupo de sempre, incluindo os filhos Charles Berry Jr. (guitarra) e Ingrid berry (harmónica, voz), e ainda Jimmy Marsala (baixista de Berry durante 40 anos), Robert Lohr (piano) e Keith Robinson (bateria), que tocaram consigo durante quase duas décadas em mais de 200 concertos na residência que teve no célebre clube Blueberry Hill".
O trabalho inclui 10 músicas, oito das quais compostas por Chuck Berry, e é o primeiro álbum de originais do músico desde "Rock it", de 1979.