Quem disse que os livros de economia têm de ser cinzentos? Designer portuguesa vence prémio
A portuguesa Ana Boavida foi distinguida com o Prémio de Excelência em Tipografia, da Communication Arts, pelas capas de uma coleção de livros de economia.
Corpo do artigo
É portuguesa, oriunda de Coimbra, e foi a designer premiada com o Prémio de Excelência em Tipografia, atribuída pela revista americana Communication Arts, a mais prestigiada revista internacional de comunicação visual.
Desde criança que os livros sempre atraíram Ana Boavida, atualmente uma das sócias da FBA. No design de capas de obras, as de economia são as que mais cativam a sua atenção.
E foi precisamente pelas capas de uma coleção de livros de economia,"The Future of Capitalism" - um trabalho para a Polity Books, uma editora de Londres - que recebeu esta distinção.
Na conversa com a TSF, a designer portuguesa refere que o principal desafio foram os títulos dos livros, uma vez que se tratavam de interrogações.
TSF\audio\2018\11\noticias\13\_ana_boavida_midoes
Quanto ao prémio, a designer de Coimbra refere que esta atribuição é como "ter a perceção da qualidade". "No dia-a-dia falta-nos aquela visão de pássaro, ver o nosso trabalho de cima", com o afastamento necessário para o autoavaliar como um bom trabalho, diz.
Sobre o trabalho que lhe valeu o prémio, Ana Boavida refere que se trata de "uma coleção de livros para uma editora inglesa, a Polity Books, que trabalha muito à volta de ideias da Economia, da Filosofia e da Sociologia. São "pequenos livros que têm de estar acessíveis à população em geral, e não só a estudantes de economia", explica. "Todos os títulos são uma pergunta, o que graficamente é muito forte."
O prémio de Excelência em Tipografia premeia o design de Ana Boavida, que utilizou a tipografia (o tipo de letra) desenhada por um português, "um excelente designer de tipos", o Mário Feliciano. É "uma conjugação que me deixa muito contente", afirma.