Em Sines, o castelo e a praia são a partir de hoje os palcos principais do Festival Músicas do Mundo. A partir do final da tarde e até às 4h da manha, há sete concertos de bandas de vários países.
Corpo do artigo
O grupo Criatura nasceu de uma residência artística em Serpa em 2014 e traz a Sines "Aurora", o álbum de estreia. Um projeto de renovação da música tradicional, que cruza o cante alentejano com adufes e sintetizadores. Os Criatura contam com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e sobem ao palco do castelo às 18h45.
ÀS 20h, o palco da Avenida da Praia recebe a folk contemporânea da Estónia com os Trad.Attack. Às 21h45 o segundo concerto no castelo é das Dakh Daughters, um grupo de atrizes que misturam vários registos, desde o recital clássico ao punk, num "cabaret freak".
A primeira noite de concertos no castelo de Sines viaja ainda até África: primeiro com Moh! Kouyaté, guitarrista e vocalista da Guiné-Conacri às 23h15 e depois com os Mbongwana Star, uma banda da República Democrática do Congo, criada por dois antigos elementos do grupo Staff Benda Bilili, que nasceu nas ruas de Kinshasa e que se separou em 2013.
Já de madrugada, às 2h30, no palco da praia, os Nine Treasure trazem o folk metal da região chinesa da Mongólia Interior e a fechar o cartaz Sines recebe os ritmos de dança tribal do trio português Olivetreedance.
A TSF acompanha o FMM em parceria com a Fundação INATEL.