O concerto de arranque é esta noite na Igreja do Carmo, em Faro. Até ao final do mês de novembro, há 13 espetáculos em quatro concelhos da região.
Corpo do artigo
Um órgão de 800 tubos restaurado, a apresentação em estreia dos alunos da escola de órgão de Faro - que estudam num instrumento do início do séc XVIII - e um concerto pedagógico para 500 crianças. Estas são algumas das novidades da edição deste ano do Festival de Órgão.
Organizado pela Associação Música XXI, a iniciativa tem início esta noite, com o concerto da organista Margarida Oliveira e do tenor Bruno Nogueira, na Igreja do Carmo, em Faro.
TSF\audio\2018\11\noticias\02\maria_a_casaca_festivao_orgao
Já este sábado, na Igreja Matriz de Portimão, o público poderá ouvir um órgão de 1886, que foi totalmente restaurado. "Foi levado para a oficina da organaria do mestre Dinarte Machado e estará tudo em ordem, com novos registos e novas sonoridades, que vamos ter oportunidade de escutar", conta Patrícia Neto Martins, presidente da Música XXI.
Ao todo, são 13 concertos para ouvir até ao final de novembro, que vão percorrer igrejas de Faro, Tavira, Boliqueime e Portimão, com um repertório para órgão adaptado às características de cada um dos instrumentos. Em alguns dos concertos programados, a música vocal também marca presença.
As edições anteriores já fidelizaram o público e há um interesse crescente pelo certame.
Todos os concertos são de entrada livre. Consulte aqui a programação completa.