25 dos 27 álbuns da discografia do cantor britânico David Bowie estão agora no top 100 do iTunes americano, uma das maiores lojas de música online. No iTunes português, cinco dos dez álbuns mais vendidos são do "camaleão". Na América, só com "Blackstar" e depois de morto, é que Bowie chegou a número um dos álbuns.
Corpo do artigo
Um dia depois do anúncio da morte do cantor inglês, iTunes parece ocupado por David Bowie.
Em Portugal, o primeiro lugar é ocupado por "Blackstar", o mais recente de David Bowie, em segundo estão os Coldplay com "A Head Full Of Dreams" e depois, novamente, David Bowie: "Nothing Has Changed", uma colectânea. A primeira de muitas neste top.
Seguem-se, por ordem, os álbuns: "Purpose" de Justin Bieber, "The Best of David Bowie" de David Bowie, "Best of Bowie" de David Bowie, "It Never Happened" de AgataJan, "3" de David Carreira, "1989" de Taylor Swift e mais uma colectânea de Bowie: "The Best of David Bowie".
Já nos Estados Unidos, poucas horas depois do anúncio da morte do artista conhecido em todo o mundo, o disco "Best of Bowie" conseguiu destronar o novo trabalho da cantora Adele, intitulado "25".
Da mesma forma, o quinto disco do artista "The Rise and Fall of Ziggy Stardust" encontra-se no número três das vendas, seguido de "Purpose", de Justin Bieber, e logo depois outro álbum de Bowie, "Hunky Dory".
Também nos 'rankings' das canções há três composições do artista nas dez mais vendidas: "Space Oddity" (está em terceiro lugar), "Changes" (oitavo) e "Let's Dance" (nono).
Da mesma forma, no sítio de vendas 'online' de produtos culturais Amazon, o seu último álbum "Blackstar", que lançou apenas dois dias antes de morrer, está em primeiro lugar nas vendas tanto em formato CD como em vinil.
Também aqui "Best of Bowie" superou a procura, nomeadamente da música de Adele, e multiplicaram-se os pedidos de filmes protagonizados pelo artista de Brixton, como "Laberynth" (1986), e "Merry Christmas, Mr. Lawrence" (1983).
Os números revelam ainda que só depois da morte é que o famoso artista conseguiu lançar um álbum de originais e chegar ao topo da tabela de mais vendidos nos Estados Unidos. Foi com "Blackstar" lançado na semana passada que David Bowie conseguiu, de forma póstuma, chegar ao número um dos discos mais vendidos na América.