"Uma história universal e atual." Filme "Abandonados" vence prémio de Direitos Humanos nos EUA
Este é o oitavo prémio para "Abandonados", que já tinha sido premiado nos festivais de cinema independente do Canadá, Berlim, Tóquio e Itália
Corpo do artigo
"Abandonados", de Francisco Manso, recebeu o prémio de Melhor Filme, na categoria de Direitos Humanos, no Festival de Cinema Independente, em Detroit, nos Estados Unidos.
O filme retrata a invasão japonesa em Timor-Leste, em 1942, um episódio da história pouco conhecido, mas muito atual, considera, em declarações à TSF, o realizador Francisco Manso.
"O que se passou em Timor-Leste, a invasão japonesa, que durou três anos até ao fim da guerra, foi terrível. Houve um conjunto de atrocidades e de violência sobre as populações e sobre a administração portuguesa. Aquelas pessoas ali foram completamente abandonadas. E, portanto, nesse sentido, esta história é completamente universal e atual. Hoje em dia vemos o que se passa com os países a invadirem-se uns aos outros e as desgraças humanitárias que nos assolam. Este filme acaba por ter esse significado", explica à TSF Francisco Manso.
Francisco Manso mostra-se satisfeito por mais um prémio, o oitavo para "Abandonados", e espera que, agora, a fita tenha outra visibilidade.
"Já passou no Cinema City em Alvalade, mas a minha intenção é que volte a ter um circuito, até pelo facto de ter tido estes prémios todos nestes festivais. Esperemos que agora possa haver outra visibilidade, até porque até o tema e a história merecem que as pessoas o conheçam", acrescenta.
Este é o oitavo prémio atribuído a "Abandonados", que já tinha sido premiado nos festivais de filmes independentes do Canadá, Berlim, Tóquio e Itália.