Leonard Cohen nunca esqueceu Montreal, onde nasceu e viveu por muitos anos e pediu ao filho que mantivesse essa memória. A cidade natal do músico presta-lhe agora homenagem, um ano depois da morte.
Corpo do artigo
Já é chamada de "A Semana Cohen", em Montreal. Começou na segunda-feira com um concerto de tributo a Leonard Cohen e que contou com nomes como Sting, Elvis Costello, Lana Del Rey ou Patrick Watson, entre muitos outros. Uma homenagem que vai dar origem a um documentário, que deve estar concluído no próximo ano. Adam Cohen, o filho, diz que o concerto em Montreal é o cumprir de uma promessa feita ao pai, que lhe pediu para não esquecer a terra natal.
Alex Norris, vereador na câmara municipal de Montreal, conta que nos últimos dias têm chegado pessoas de todo o mundo à cidade. Leonard Cohen cresceu próximo da comunidade portuguesa de Montreal, alguns dos seus textos espelham esta relação, e o músico viveu em frente ao Parque de Portugal.
TSF\audio\2017\11\noticias\07\rute_fonseca_leonard_cohen
"Estamos muito orgulhosos, porque ele vivia aqui no bairro que represento na Câmara de Montreal, morava em frente ao Parque de Portugal e fez uma forte amizade com a comunidade portuguesa", diz Alex Norris.
Esta terça-feira, um grupo de fãs de Leonard Cohen vai organizar um jantar num dos restaurantes favoritos do músico, o Moishes Steakhouse, e no qual foi pintado, após a sua morte, um enorme mural onde se vê o rosto de Cohen, com o habitual chapéu negro.
Alex Norris explica que há dois grandes murais em Montreal, que são visitados por fãs de todo o mundo.
Para assinalar o primeiro ano da morte de Cohen, a Rádio do Canadá CBC e o Museu de Arte Contemporânea, inauguram esta terça-feira uma exposição que reúne 40 obras, de 20 artistas, de 10 países - "Une brèche en toute chose/A Crack in Everything". Uma mostra multidisciplinar que combina arte visual, realidade virtual, instalações, performances, música e escrita e que mostra trabalhos inspirados no estilo de Cohen.
Uma outra sugestão é conhecer Montreal pelos olhos de Leonard Cohen. A partir de quinta-feira, dia 9, a CBC Canadá disponibiliza uma aplicação para o telemóvel, que permite explorar a Montreal de Cohen. A aplicação tem o nome de Detour e sugere dois percursos: um nos bairros de Montreal que inspiraram os poemas e a música de Leonard Cohen e o outro é pelos cafés, parques, restaurantes, cantos e recantos onde nos anos 50 Cohen escreveu os primeiros poemas.
Alex Norris diz que a expectativa é de que em breve uma das principais ruas ou parque da cidade da Montreal passe a ter o nome do músico. Com pouco mais de 20 anos Leonard Cohen escreveu: "Tenho que voltar a Montreal para renovar as minhas afiliações neuróticas".