No dia em que se comemoram 500 anos da morte de Leonardo, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto mostra ao público "Rapariga lavando os pés a uma criança", entre as 11h00 e as 20h00 desta quinta-feira.
Corpo do artigo
O desenho "Rapariga lavando os pés a uma criança" estará exposto na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), bem como parte do espólio do artista e inventor da renascença. Durante um único dia será possível conhecer a obra que integra a coleção de Desenho Antigo do Museu da FBAUP.
A pequena mas significativa amostra da obra de Da Vinci está disponível aos olhos do público português a partir das 11h00 desta quinta-feira até às 20h00 do mesmo dia, em exposição aberta a todo o público, com entrada gratuita, imediatamente antes de seguir por empréstimo para o Museu do Louvre, em Paris, onde integrará uma exposição dedicada aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci
A autoria de "Rapariga lavando os pés a uma criança" foi reconhecida pela primeira vez como obra de Leonardo da Vinci em 1965, pelo historiador de arte e curador de arte britânico Philip Pouncey, em correção à antiga atribuição a Raffaellino da Reggio. Esta descoberta foi tornada pública em 1978 através do artigo "An Unknown Drawing by Leonardo da Vinci" na revista Apollo.
Apesar de os registos demonstrarem que o desenho faz parte do acervo das escolas antecessoras à Faculdade de Belas Artes desde, pelo menos, o século XIX, a obra foi apresentada pela primeira vez ao público em 1962, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição "Desenhos Sécs. XVI a XIX", ainda com atribuição a Raffaellino da Reggio.
Após a identificação do seu verdadeiro autor, o Desenho do Porto, como viria a ser conhecido internacionalmente, tem estado em itinerância por alguns dos mais importantes museus do mundo, de Madrid a Paris e Nova Iorque, passando pela Holanda, onde esteve recentemente em exibição.