Universidade de Coimbra inaugura exposição sobre Camões para "aproximar jovens a um autor nascido há 500 anos"
Intitulada Camões 500, a mostra inclui "convites ou provocações de reescrita da obra camoniana utilizando a realidade virtual — precisamente um tipo de linguagem que está muito mais próxima dos jovens do século XXI". Quem o diz, na TSF, é o vice-reitor Delfim Leão
Corpo do artigo
A Universidade de Coimbra começa 2025 com uma exposição sobre Luís Vaz de Camões. Camões 500 é inaugurada esta quinta-feira e está focada nos jovens. O vice-reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, explica à TSF como a exposição pretende ser um passeio entre o passado do poeta e o futuro.
"Quem for assistir pode ter acesso à música que o próprio Camões poderia ter vivenciado no seu tempo. A própria exposição tem, por assim dizer, convites ou provocações, por exemplo, de reescrita da obra camoniana utilizando a realidade virtual — precisamente um tipo de linguagem que está muito mais próxima dos jovens do século XXI, e que poderá, por essa via, entre muitas outras estratégias, haver um esforço de confluência, de aproximação a um autor que nasceu há 500 anos."
A exibição conta também com livros do poeta com o objetivo de dar mais conhecimento sobre a vida de Camões, o autor com uma "personalidade multifacetada".
A exposição é inaugurada esta quinta-feira às 16h00 na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Estará aberta ao público até 10 de junho deste ano. Toda a programação pode ser consultada aqui.
