A Cátedra Internacional José Saramago tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da coesão social e da justiça baseando-se no pensamento do autor português.
Corpo do artigo
A cátedra foi apresentada hoje por representantes das instituições de que são membros fundadores, a Universidade de Vigo e a Fundação José Saramago, e membros honorários, o Instituto Camões (Instituto da Cooperação e da Língua) e a Fundação Eng.º António de Almeida.
De modo a criar esta nova disciplina, foi assinado, em abril de 2015, na Universidade de Vigo um protocolo de cooperação com a Fundação José Saramago. O acordo foi assinado pelo reitor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato, e por Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor.
De acordo com Pilar del Río, citada na página da Universidade de Vigo, esta é a melhor ocasião para "lutar contra a indiferença, o medo e a resignação", três aspetos que Saramago nomeou como específicos do nosso tempo.
"A criação desta cadeira não podia ter chegado num momento mais oportuno da história", afirmou o professor da Universidade de Vigo Burghard Baltrusch, presidente da disciplina, salientando que este ano se marca o centenário das Irmandades da Fala.
A iniciativa permitirá "divulgar o valor cultural e humanístico de Saramago", destacou Fernando Aguiar-Branco, presidente da Fundação Eng.º António de Almeida.
Para Filipa Soares, coordenadora para Espanha do Ensino de Português do Instituto Camões, esta atividade não só dará a conhecer a obra do autor português como levará a cabo "um trabalho extenso" de propagação e disseminação da cultura portuguesa e do pensamento do escritor.
Como uma das primeiras ações desta cátedra vai ser criada uma base de dados de literatura crítica sobre a obra de Saramago, que completará e ampliará a já concretizada pela fundação dedicada ao Prémio Nobel português.
A criação desta cátedra tem como objetivo "tentar recuperar o humanismo nas pessoas" com a convicção de que "só esse humanismo nos permitirá ter futuro", acrescentou Salustiano Mato.
Esta cátedra apresenta-se como um espaço para a reflexão e o diálogo com o objetivo de promover a cooperação científica, linguística, educativa e cultural ao redor desta figura das letras universais e através da investigação, da docência e da divulgação social da sua obra e produção humanística.