A Fundação Gala-Salvador Dalí garante que a utilização da máscara do pintor na série da Netflix é uma irregularidade.
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Estaremos nós perante o fim da tão famosa imagem de marca da série "Casa de Papel"? A Fundação Gala-Salvador Dalí recorreu aos serviços jurídicos espanhóis para fiscalizar e coordenar o uso da imagem de Dali, adianta o El País .
A Fundação, que foi criada em 1983 pelo próprio pintor, com objetivo de fomentar e proteger a sua herança, acredita que o uso da imagem desvirtua os próprios princípios da instituição.
"Qualquer pessoa que deseje explorar algum dos direitos [imateriais derivados da obra ou pessoa de Salvador Dali] deve pedir autorização prévia à Fundação", assegura a entidade.
A produtora da conhecida série, Atresmedia, confirma que ninguém da fundação entrou em contacto com os responsáveis da "Casa de Papel" para regular o uso da máscara, dizendo inclusive que a "máscara é um desenho que recorda Salvador Dalí, mas o bigode pode ser usado por qualquer um, mesmo que Dalí o popularize".
Segundo a Vancouver Media, "a decisão de utilizar a imagem de Dalí foi dos criadores" da série e teve a aprovação do departamento jurídico. As fontes mais próximas da produtora revelam que a imagem vai voltar a ser usada na terceira temporada da série, que já está a ser rodada e tem estreia marcada para este ano.
A fonte oficial ouvida pelo El País esclarece que a série exponenciou o mediatismo do pintor, alcançando vários pontos do planeta e acrescentando que "é o melhor marketing para Dalí em todo o mundo".
A série de Álex Pina foi adquirida pela Netflix e tornou-se num êxito mundial. Foi a ficção não inglesa mais vista da plataforma e, além disso, teve o seu auge cinematográfico com a conquista de um Emmy Internacional, em 2018, para Melhor Série Dramática.