O Festival Mimo decorre de 20 a 22 de julho em Amarante, com entrada gratuita.
Corpo do artigo
O brasileiros BaianaSystem são um dos novos nomes confirmados para dia 20 de julho no festival Mimo, que acontece em Amarante. O sound system jamaicano misturado com frevo, cumbia, pagode, kuduro, hip hop e dancehall é o puzzle dos muitos mosaicos de sons urbanos que vão chegar de Salvador da Baía, onde começou, em 2009, o conjunto de Russo Passapusso, do guitarrista Roberto Barreto, do baixista Marcelo Seco e do artista visual Filipe Cartaxo. A banda, com dois álbuns editados, nasceu do diálogo da guitarra baiana, com as raízes da música de rua jamaicana e promete trazer a Amarante, logo no dia de abertura do Mimo, o melhor do carnaval brasileiro.
TSF\audio\2018\05\noticias\08\08_maio_2018_miguel_fernandes_festival_mimo
No dia seguinte, 21 de julho, mais uma estreia em Portugal. Os britânicos GoGo Penguin trazem as músicas do mais novo "A Humdrum Star", disco editado pela muito conhecida Blue Note Records. Este trio de jazz de Manchester, que também entra nos caminhos do avant-guarde ou do trip hop, editou, já no início deste ano, o quarto álbum, que chega depois de "Fanfares", "v2.0" (nomeado para o Mercury Prize em 2014) e "Man Made Object".
Também são quatro os álbuns já assinados em nome próprio pelo pianista Shai Maestro, que já fez parte do Avishai Cohen Trio. O músico israelita vai fazer-se acompanhar do contrabaixista Jorge Roeder e do baterista Ziv Ravitz. Considerado um dos mais promissores e talentosos pianistas da sua geração, o trio de Shai Maestro vai já apresentar em Portugal algumas das composições de um novo disco que sairá em outubro. O espetáculo será no dia 22, último dia do Mimo.
O festival conta já com outros cinco nomes em cartaz: Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), Hudson - Jack Dejohnette, Scott Colley, John Medeski e John Scofield (EUA), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Otto (Brasil) e Dead Combo (Portugal), para além da também anunciada exposição "Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, colecção Millenium BCP".