O Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro começa esta sexta-feira em Rio Tinto, Gondomar. Os interessados só têm de arranjar tempo. As entradas são gratuitas.
Corpo do artigo
A organização promete disponibilizar mais de 300 jogos de tabuleiro durante todo o fim de semana e ainda voluntários para ensinar as regras a quem não as conhecer.
Os jogos serão desconhecidos para a maioria, não haverá o monopólio, nem damas ou xadrez. Pedro Silva diz que há caracteristicas que permanecem; "há jogos de negociação, outros de controlo económico e outros puramente económicos".
Pedro Silva do Grupo de Boardgamers do Porto, organizador deste encontro, diz que os jogos de tabuleiro têm resistido à concorrência dos desafios digitais. Ele próprio confessa que gosta de jogos de computador mas ter um adversário humano pode ser bem mais interessante. "Uma inteligência artificial é sempre um pouco limitada perante um humano. Jogando contra uma pessoa encontrarei desafios diferentes do que jogando contra um computador".
As entradas no encontro que vai decorrer no projet Art em Rio Tinto, Gondomar são gratuitas. O dia para os jogadores só acaba às duas da madrugada.
O Encontro Nacional começa esta sexta-feira e termina no próximo domingo.