Pela primeira vez o trabalho do fotógrafo chinês Yang Yankang está em exposição em Portugal. A mostra "O Espelho da Alma" abre esta quinta-feira ao público no Chiado, em Lisboa.
Corpo do artigo
Dedicada ao tema "O Espelho da Alma", a exposição inclui 40 fotografias a preto e branco que refletem a espiritualidade da vida religiosa do Tibete, mas também diferentes momentos da vida quotidiana. A mostra tem como curador João Miguel Barros.
Yang Yankang passou uma década no Tibete a fotografar. Imagens que deram origem ao livro "The Reflection of Soul" e que inspirou a exposição que a partir de hoje é possivel visitar no Espaço Chiado8, em Lisboa, até ao dia 4 de maio.
Segundo o fotógrafo chinês, as suas imagens "focam-se mais na espiritualidade da vida religiosa; é uma forma de fotografia espiritual". Para a realização do trabalho, utilizou filmes tradicionais e a máquina fotográfica Leica, misturando-se na vida das pessoas para registar e capturar os melhores momentos.
Yang Yankang optou ainda por fotografias a preto e branco para expressar com precisão a relação da natureza com a fé religiosa, sem estar sujeito à interferência das cores.