Voz Alta, é um festival da palavra no Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa
Corpo do artigo
Palavras ditas, escritas, lidas, Voz Alta, palavras ditas em Voz Alta, teatro lido e interpretado, as palavras são a matéria-prima diz Tiago Rodrigues diretor artístico do Teatro Nacional D.Maria II.
E no teatro em Portugal tudo começou com Gil Vicente e é por aí que vai também o Voz Alta Leitura encenada e comentada do "Auto da Barca do Inferno". A encenação é de Nuno Nunes e os comentadores vão ser: Ana Bola, Carlos Vaz Marques, José Tolentino Mendonça e Mariana Mortágua.
"O Ato da Primavera", espetáculo de Lígia Soares, um projeto em que são os espetadores que interpretam as peças, com recurso a telepontos e microfones, sem ensaios e sem prévio conhecimento do texto. Leitura de textos que resultam do Laboratório de Escrita para Teatro 2016/2017, o laboratório foi coordenado pelo Rui Pina Coelho e serão lidos textos de Isabel Milhanas Machado, Cecília Ferreira, Fernando Giestas e Sabrina D. Marques.
A interpretação será dos atores e estagiários ESTC do D. Maria II. Mas para além das palavras originais de há 500 anos há também as novas palavras do teatro de hoje que hão de conhecer o palco, em forma encenada. As novas e as mais ancestrais palavras ditas em voz alta no teatro que é nacional.
Voz Alta - Festival no teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, de quinta a sábado.